Total de visualizações de página

Saiba mais!



Sobre os pombos:

Proveniente da Europa, Ásia menor e África o pombo doméstico (cujo nome científico é Columba lívia) tornou-se um animal cosmopolita, ou seja, presente no mundo inteiro rapidamente nos últimos anos.
Sua classificação científica pode ser observada pela seguinte tabela:

Reino:
Animália
Filo:
Chordata
Subfilo:
Vertebrata
Classe:
Aves
Ordem:
Columbiformes
Família:
Columbidae
Subfamília:
Columbinae
Gênero:
Columba
Espécie:
Columba livia

Tabela 1: Classificação científica do pombo doméstico Fonte: Instituto Horus

Em sua descrição física observamos uma cabeça cinza-azulada escura, pescoço e peito com amarelado brilhante, verde e vermelho-púrpura ao longo de eu corpo, pescoço e penas da asa. As fêmeas tendem a mostrar cores menos fortes que os machos.
Os pombos possuem um grande número de características físicas diferentes podendo algumas dessas classificações serem azuis, brancas, esverdeadas e vermelhas.

Sobre as doenças:
Dentre as doenças transmitidas pelo pombo observamos duas preocupantes devido sua fatalidade em crianças, idoso ou pessoas com problemas no sistema imunológicos: a histoplasmose (causada pelo fungo Histoplasma capsulatum) e a criptococose (tem como agente causal o fungo Cryptococcus neoformans, que tem contato inicial com o hospedeiro através da inalação das fezes).
Em muitos lugares, o pombo-doméstico já atingiu a condição de praga urbana, em razão de sua superpopulação, dos prejuízos econômicos que causa e dos riscos que representa à saúde pública, sendo necessário o controle populacional.
Existem muitas formas de se realizar o controle populacional das aves, porém, quando deem relação aos pombos devemos levar em consideração que a espécies é como cosmopolita e está em contato com muitas outras aves o que implica em total zelo ao realizar qualquer ação de controle populacional para não se causar desequilíbrio ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário